No último dia 9, equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio Polícia Militar da Bahia (PM-BA), fiscalizaram e combateram a extração mineral ilegal na região da Unidade Regional Piemonte da Diamantina. Durante a operação, várias áreas foram inspecionadas, com destaque para a descoberta de uma estrutura física e móvel que sugere o funcionamento da atividade.
No local haviam quatro barracões, uma estrutura de cozinha e alimentos prontos para consumo. Além disso, foram identificadas camas improvisadas. A fiscalização descobriu várias galerias, ferramentas, quatro motores, uma forrageira para triturar rochas, uma plana destinada à lavagem do material e caixas d’água, entre outros equipamentos. Tudo foi destruído no local.
Durante a inspeção, não foi constatada a presença de indivíduos no local. Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, o resultado positivo da operação demonstra o compromisso do Estado com a preservação ambiental e a repressão das atividades ilegais. “A descoberta de uma estrutura física e móvel que denota o funcionamento do garimpo ilícito, assim como a presença dos equipamentos no local, evidencia a determinação da equipe de fiscalização do órgão em coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente”, explicou.
com informações do Inema
Compartilhe no WhatsApp
Comments