DestaquesPolítica

Imprensa britânica critica Bolsonaro por uso político de funeral da rainha

0

Os principais jornais britânicos criticaram o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma tentativa de usar o enterro da rainha Elizabeth como plataforma eleitoral.

No domingo (18), Bolsonaro discursou contra a “ideologia de gênero”, o aborto e a regulamentação das drogas na bancada da embaixada brasileira em Londres. Teve ainda um vídeo em um posto de gasolina, para procurar demonstrar como os combustíveis no Brasil são, supostamente, acessíveis.

Para o jornal The Independent, Bolsonaro fez um “comício eleitoral improvisado” e lembrou que o presidente brasileiro encontrou o agora rei Charles 3º em 2019. Na ocasião, o presidente afirmou que Charles “é uma pessoa que, como o resto do mundo, está enganada sobre a Amazônia”.

O The Times questionou a comparação do preço do combustível britânico com o brasileiro, destacando que os salários no Reino Unido são “significativamente maiores” e afirmou no título que o líder brasileiro “quebra o luto para marcar pontos políticos”.

Segundo Daily Mail, Bolsonaro é um “populista de direita” que fez um “comício” da janela da representação diplomática brasileira. O The Guardian destaca que o “presidente de extrema direita do Brasil” afirmou em seu discurso na embaixada que está no caminho para vencer as eleições no primeiro turno — embora as pesquisas indiquem, diz o jornal britânico, que o ex-presidente Lula “irá prevalecer”.

Perguntado se estaria fazendo um uso político do funeral, Bolsonaro se irritou e encerrou a entrevista. “Você acha que vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder não. Pelo amor de Deus, não tem uma pergunta decente?”, disse o presidente brasileiro antes de virar as costas e abandonar a entrevista.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Operação vai combater desmatamento na Mata Atlântica

Previous article

Ipec: com 52% dos votos válidos, Lula vence no 1º Turno

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *