Ilhéus vai abrigar mais dois importantes centros de triagem para proteção de animais silvestres e marinhos. O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Sul e o Centro de Triagem de Animais Marinhos (Cetam) fazem parte das ações do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) do Porto Sul firmado em 2019 entre o Estado, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, e a Bahia Mineração (Bamin), que tem a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) como gestora.
Geridos pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os Cetas são fundamentais no cuidado e na recuperação das espécies silvestres. O Cetam será pioneiro no Nordeste com dedicação exclusiva à fauna marinha, com foco no atendimento a baleias-jubarte, tartarugas-marinhas e boto-cinza.
“O compromisso garante mais de 30 ações ambientais estratégicas para mitigar os impactos ambientais do empreendimento. Entre as medidas estão o reforço na fiscalização, o planejamento territorial e a consolidação de unidades de conservação”, explicou o secretario, Eduardo Mendonça Sodré Martins.
PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
Localizados no coração da Mata Atlântica, o Cetas e o Cetam reforçarão a proteção de uma das áreas mais biodiversas do Brasil. Espécies ameaçadas, como o mico-leão-da-cara-dourada e a preguiça-de-coleira, estão entre as que serão beneficiadas pelas novas estruturas.
Os dois equipamentos vão gerar impacto positivo na formação de profissionais especializados. “Essa iniciativa vai criar oportunidades de estágio e residência para estudantes e pesquisadores, além de impulsionar estudos em áreas como saúde pública, ecologia e zoologia”, destacou Aline Barbosa, bióloga do Inema.
com informações do Inema
Compartilhe no WhatsApp
Comments