A preocupação da Prefeitura de Ilhéus com o aumento dos casos de dengue no país e na nossa região é inimaginável, demanda a criação de uma verdadeira força-tarefa. É fundamental não apenas eliminar os focos de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti, mas também conscientizar a população sobre a importância da colaboração de todos. Afinal, não adianta apenas cuidarmos de nossas casas se nossos vizinhos não fazem a sua parte.
Segundo a Prefeitura, a responsabilidade vai além da simples eliminação dos focos de água parada, mas também inclui a notificação ao sistema de saúde sobre sintomas da doença. É através dessa notificação que as ações de controle, como o bloqueio costal e o fumacê, podem ser desencadeadas. Portanto, é essencial que os casos suspeitos sejam registrados nas unidades de saúde para que a vigilância epidemiológica possa agir de forma eficaz.
Nas unidades de saúde, os pacientes suspeitos são classificados em grupos A e B e encaminhados para a realização de exames laboratoriais e sorologia. Hemograma e sorologia são realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida Esperança, de segunda a sexta-feira, das 07 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Além disso, a sorologia também pode ser realizada no PA Zona Sul, de quarta a sexta-feira, no mesmo horário.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments