A Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, um evento tradicional no calendário turístico de Ilhéus, está marcada para esta quinta-feira (18) no Centro Histórico. Este ritual, antecedendo a celebração do padroeiro dos estivadores, é um momento de fé, união e respeito, caracterizado pelo sincretismo religioso e pela fusão de elementos sagrados e profanos.
De acordo com a Prefeitura, a celebração coincide com a chegada do navio Costa Diadema no Porto do Malhado no mesmo dia. A festividade começa às 8h, com concentração no Sindicato dos Estivadores na Avenida Dois de Julho. O cortejo inicia às 9h, percorrendo as principais ruas do Centro em direção à Catedral de São Sebastião.
Ainda de acordo com a Prefeitura, ao som dos tambores, as baianas, vestidas com batas brancas, grandes saias, turbantes e fios de conta, carregarão jarros com água de cheiro e vassouras para o ritual da lavagem das escadarias. Os blocos afro ilheenses acompanharão o cortejo, com a participação de turistas e da comunidade, todos unidos na mesma sintonia.
Geraldo Magela, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), destaca a importância desse momento, sublinhando que ele promove o respeito à diversidade religiosa e cultural, ao mesmo tempo em que marca a programação de verão do município.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments