A Defesa Civil de Ilhéus registrou um volume pluviométrico extraordinário de 190 milímetros em apenas nove horas, entre às 20h e às 5h da manhã desta quarta-feira (20). Esse índice superou significativamente a média prevista para cinco dias, que era de 91 mm. O temporal gerou transtornos e prejuízos em diversos bairros da cidade, mobilizando as equipes da Defesa Civil para atendimento às ocorrências e auxílio às famílias afetadas.
De acordo com a Prefeitura, a população fez chamados à Defesa Civil para remoção de árvores caídas, desobstrução de vias públicas com a utilização de retroescavadeira e colocação de lonas. As operações contam com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e Civil. A equipe de Emergência e Prevenção está atuando 24 horas, registrando as ocorrências e oferecendo a assistência necessária às pessoas impactadas. O Instituto Municipal de Ensino (IME) será utilizado como ponto de abrigo para as vítimas.
Ainda de acordo com a Prefeitura, diante da situação, Ilhéus está considerando a possibilidade de decretar estado de emergência. Uma reunião realizada na manhã desta última quarta-feira (20) entre representantes do Município buscou alinhar ações e fortalecer a coordenação com órgãos parceiros para intervenções em áreas de risco.
As ações emergenciais estão concentradas em diversos bairros, como Centro, Teotônio Vilela, Esperança, Nossa Senhora da Vitória, Alto do Coqueiro, Rua Esperanto Perolato, Avenida Soares Lopes, Rua Carneiro da Rocha e Faelba. Estão sendo realizados serviços de patrulha mecânica, incluindo limpeza de canais e remoção de resíduos para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments