A RegiãoDestaques

Ilhéus recebe 6ª edição da Caminhada pela Paz

0

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, a Caminhada pela Paz e Contra a Intolerância Religiosa chega à 6ª edição fortalecendo a luta em prol da construção de uma sociedade que saiba aceitar as diferenças. Neste ano, o evento aconteceu no dia 9 de outubro, a partir das 8h30, com concentração e saída da Avenida Litorânea Norte, no Malhado.

A Caminhada pela Paz é idealizada pelo Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus (MCPTI), Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Ilhéus, Fórum Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Ilhéus (FOPROMI) e sociedade civil organizada. Devido à pandemia, nos últimos dois anos, o evento foi realizado em formato de carreata.

Sob o tema: “Yemanjá, Iyá Ori Má Àlàáfià – Mãe da Cabeça, Senhora do Equilíbrio”, a caminhada pretende reunir centenas de pessoas de diferentes credos e religiões, que marcharão para promover o respeito, o diálogo, a consideração e a paz.

O evento

O MCPTI atualmente une o cunho cultural e político ao religioso, cujas reivindicações, além do fim da intolerância religiosa e o respeito às religiões de matriz Afro-Indígena, versam sobre políticas públicas para o povo de terreiro.

Dessa forma , o MCPTI tem pautado, desde o começo do ano, a circulação de conhecimentos e debates acerca das religiões de matriz africana, promovendo encontros e seminários como Audiência Pública Povos de Terreiro, Seminário com o Núcleo de Religião de Matriz Africana da Polícia Militar da Bahia (NAFRO/BA), Encontro de Mulheres de Axé, entre outros.

Segundo a Prefeitura, o objetivo principal é combater atitudes intolerantes por parte da sociedade ao legado religioso ancestral da população afrodescendente.

Com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Itabuna inaugura novas instalações na USF Francisco Benício

Previous article

TCU aponta cartel do asfalto em licitações de R$ 1 bilhão no governo Bolsonaro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *