A Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP) de Ilhéus, intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na aldeia indígena Olho d’Água, localizada na região de Águas de Olivença. A medida foi adotada após a notificação de casos suspeitos de dengue na comunidade, repassadas pelo Núcleo Regional Sul do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Durante a operação, foram realizadas inspeções domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e bloqueio costal, técnica que visa atingir o mosquito na fase adulta. Além disso, os moradores receberam orientações educativas sobre prevenção de arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre oropouche. De acordo com a coordenação da VIEP, o objetivo é conter a proliferação do vetor, especialmente diante do aumento de casos na região.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação da população nas ações preventivas, com a eliminação de objetos que possam acumular água. O coordenador de campo do combate às endemias, Roberto Almeida, alertou para os perigos da doença: “A dengue mata e não podemos perder esta luta para o mosquito”. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas na pele ou dor atrás dos olhos, a orientação é procurar uma unidade de saúde imediatamente e manter hidratação constante.
com informações da ASCOM
Compartilhe no WhatsApp
Comments