Inaugurado pelo Governo estadual em dezembro de 2021, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, tem feito diferença na região Sul. A emergência pediátrica já realizou, este ano, mais de 13 mil consultas e atendimentos em crianças com idade até 15 anos, 11 meses e 29 dias. Se tornou referência para a região.
Os atendimentos de emergência acontecem com procedimentos que envolvem alta tecnologia e alto custo. “A cada 100 atendimentos realizados na Emergência Pediátrica do HMIJS este ano, 82 teriam que ser feitos nos setores primário (UBS) e secundário (UPA) dos municípios, desafogando o hospital para os atendimentos que exijam situação de emergências graves”, revela o diretor médico da unidade, Samuel Branco.
O hospital possui 105 leitos, destinados à obstetrícia, a gestação de alto risco, pediatria clínica, unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia.
É o único da Bahia referência para atendimento especializado aos povos originários. Até o momento, o hospital realizou mais de 17 mil e 500 internações pediátricas, obstétricas e cirúrgicas. Entre exames clínicos, laboratoriais e de imagem, o HMIJS já atingiu a marca de mais de 670 mil resultados.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments