A Bahia contabilizou 38 casos de varíola mpox em 2024, conforme divulgado nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os dados foram confirmados após investigações realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).
Entre os casos recentes está o de um paciente em Ilhéus, que está em isolamento domiciliar sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
Atualmente, dois casos suspeitos seguem sob investigação, mas até o momento, não houve registro de mortes. Um relatório da Sesab revela que 21 dos casos confirmados são de residentes de Salvador. A varíola mpox, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”, é causada pelo vírus mpox, que pode ser transmitido a humanos por roedores silvestres infectados, materiais contaminados, e de pessoa para pessoa.
Em resposta ao aumento de casos, o Ministério da Saúde já havia anunciado a intenção de atualizar as recomendações sobre a doença. Na terça-feira (13), foi realizada uma reunião entre a pasta federal e representantes dos estados para discutir os novos protocolos. Após a atualização das diretrizes nacionais, cada estado deverá adequar seus planos de ação de acordo com as novas orientações.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments