Fé e luta vão marcar Ilhéus no final de outubro. Com o tema “Ogúm Iori Isé Aláfiá” (Ogum em missão de paz), a 8ª Caminhada pela Paz e Contra o Racismo Religioso promete mobilizar o município. O evento acontece entre os dias 25 e 27, com música, dança, rodas de diálogos, debates, cortejos, cinema na praça, entre outros. E finaliza com a grande caminhada pela paz, na Rua Cassimiro Costa, 221, no Pontal (Terreiro do Luando), às 8 horas do domingo (27).
A caminhada é realizada pelo Movimento Cultural Povos de Terreiro de Ilhéus (MCPTI), em parceria com terreiros e coletivos negros como RENAFRO, WAKANDA, UNEGRO, MNU, EFAN e o Instituto Opaxorô. Tudo com o apoio da Prefeitura. O tema desta edição homenageia Ogum, orixá associado à força, à guerra e à tecnologia, mas que também simboliza a justiça e a paz.
Segundo a organização, a caminhada busca promover a reflexão sobre a importância da convivência pacífica entre os povos e o respeito à diversidade religiosa, destacando o papel das religiões de matriz africana na construção da identidade cultural do Brasil. Além de valorizar nossa riqueza cultural, o evento reforça as tradições ancestrais que compõem a identidade da região e do país. Participe dessa caminhada e expresse o seu apoio ao respeito à diversidade religiosa.
com informações da Prefeitura Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments