Se o desenvolvimento de uma cidade está muito vinculada a saúde econômica do setor produtivo, Ilhéus celebra o melhor desempenho no número de empresas criadas desde 2017. Em 20121, foram 666 pessoas jurídicas constituídas e registradas no município pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), representando 57,45% a mais em relação a 2020.
“A atuação do município na parceria com o governo estadual, para atrair investimentos públicos e obras estruturantes, tem sido fundamental para Ilhéus experimentar o desenvolvimento econômico e o ambiente favorável para negócios, que hoje é uma realidade”, declarou o prefeito Mário Alexandre (PSD).
O prefeito destaca o recorde histórico de 2016 a 2021, de cargas movimentadas no Porto de Ilhéus, onde somente no ano passado um total de 465.590 toneladas em produtos foram movimentados por 32vnavios de cargas, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) confirma o cenário de desenvolvimento com base no número de empresas constituídas e no saldo de empregos formais, em que segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Ilhéus teve um saldo de 2.154 novos postos de trabalho em 2021, com um estoque total de 27.318 empregos formais.
Para a titular da SDE, Soane Galvão, além dos investimentos em infraestrutura, os incentivos fiscais concedidos para a chegada de investimentos privados e a ampliação dos negócios já existentes, também foi fundamental para os resultados positivos. “É preciso um conjunto de ações harmonizadas para, gradativamente, os índices crescerem, e, assim, as melhorias refletirem no aumento da qualidade de vida da nossa população, com a geração de mais emprego e renda. Graças a Deus, todo o passo a passo tem sido feito com muito empenho para o crescimento econômico e de empregos na cidade”, disse.
Segundo a gestora, o saldo também é crescente em razão da atuação da pasta junto a congressistas: “Com a aprovação da PEC nº 10/2021 que tanto lutamos no Congresso Nacional, conseguimos a manutenção dos benefícios fiscais federais da Lei de informática para as empresas do Polo de Informática de Ilhéus e, com isso, a permanência dessas empresas na região e os 1.400 postos de trabalho gerados pelo segmento”.
Com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments