Com o objetivo de fortalecer o combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta (16) e quinta-feira (17) uma capacitação voltada ao manejo clínico dessas doenças. A formação é destinada a médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente das unidades de saúde, incluindo postos, clínicas e UPAs.
A diretora de Vigilância em Saúde, Katiussa Nascimento, destacou a importância da ação. “Nosso maior objetivo é capacitar os profissionais para identificar sinais de alerta, realizar diagnósticos corretos e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Isso evita o agravamento dos casos, principalmente de dengue, que tem maior incidência. Além disso, reforçamos a importância da notificação para construirmos um perfil epidemiológico e agirmos com mais eficácia nos bloqueios”, explicou.
A secretária de Saúde, Sonilda Mello, também ressaltou a relevância da iniciativa, especialmente diante do avanço da dengue em municípios vizinhos. “Estamos nos antecipando para evitar uma epidemia em Ilhéus. É fundamental que o atendimento inicial seja rápido e preciso, e que a notificação de casos aconteça imediatamente para que possamos agir nos bairros e salvar vidas. Dengue mata”, alertou.
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde
Compartilhe no WhatsApp
Comments