DestaquesMovimentos

iFood “se engasga” ao tentar desmobilizar entregadores; caso para na Justiça

0

Autor do projeto de lei que garante proteção e direitos aos entregadores de empresas de aplicativos, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o iFood e agências de publicidade contratadas pela empresa.

O motivo é a revelação, feita pela Agência Pública, de que empesa contratou publicitários, criou perfis falsos e infiltrou agentes para desmobilizar o movimento de entregadores que reivindica melhores condições de trabalho. Em abril de 2021, entregadores organizaram protestos e paralisações contra o iFood por conta dos valores baixos que recebem por longas horas de trabalho. Além disso, denunciaram as condições precárias de trabalho. Em março, novas manifestações e “breques” aconteceram.

Segundo Agência Pública, o iFood contratou duas agências de publicidade que teriam criado duas páginas que deram suporte à narrativa: a fanpage “Não Breca Meu Trampo” e a página de memes “Garfo na Caveira”. Ambas as iniciativas serviam para criar uma narrativa contra a reivindicação, usando perfis falsos para simular falsos entregadores que se colocavam contra o movimento. Mas, a empresa se engasgou!

SABOTAGEM

Valente lembra que pesquisa realizada pela Locomotiva Pesquisas e Estratégia, sob encomenda do iFood, em março de 2021, revela que a maioria dos entregadores (61%) trabalha sete dias por semana para o aplicativo e que 47% trabalham mais de 10 horas diárias. Entre outros dados, há o de que 17% dos entregadores passam mais de 12 horas fazendo entregas.

“Trata-se de sabotagem a direitos constitucionais de trabalhadores que vivem em situações extremamente precárias e que revela patente ilegalidade praticada pelos representados, o que torna imperiosa a apuração e responsabilização dos abusos cometidos, de maneira a se resguardar a liberdade de manifestação e de organização e do direito de greve dos entregadores de aplicativos”, assinala o deputado.

com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Na Câmara, Wilmaci pauta agenda positiva para os servidores municipais

Previous article

Prefeitura dá um “tapa no visual” em bairros de Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *