A RegiãoDestaques

IFBA em Ilhéus abre inscrições para novos alunos

0

O Ifba, Campus Ilhéus, abriu inscrições para processo seletivo de ingresso no ano letivo de 2023 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio. As inscrições são gratuitas e por meio digital até 11 de novembro de 2022.

São 210 vagas, disponíveis em duas modalidades, Integrado (médio + curso técnico) e Subsequente (curso técnico). Os Cursos disponíveis são: Integrado em Edificações, Informática e Segurança do Trabalho e Subsequente em Edificações e Segurança do Trabalho.

CURSOS INTEGRADOS

O processo seletivo é para estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano), a seleção é classificatória e continuará sendo por meio de Análise de Histórico Escolar. Para realizar a inscrição, é obrigatório que o candidato tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição.

Informações sobre documentação necessária, cursos ofertados, parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão no edital disponível na página do Processo Seletivo no Portal do IFBA.

OS CURSOS

Técnico em Edificações – Atua na área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).

Ténico em Informática – Atua na operação e programação de sistemas microprocessados, na instalação e diagnóstico de redes, administração e manutenção de hardware e suporte técnico a usuários de computadores. Ao final do curso, poderá desenvolver: instalação e configuração de sistemas microprocessados, isolados ou em rede; selecionar programas de aplicação a partir das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação; identificar arquitetura de redes; executar serviços de administração de sistemas operacionais; dar suporte técnico a usuários de computadores; auxiliar na especificação e construção de sistemas gerenciais e produtivos baseados em tecnologia da informação.

Técnico em Segurança do Trabalho – Está habilitado a orientar e coordenar os sistemas de segurança de trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção visando reduzir a níveis mínimos ou eliminar, quando possível, os riscos de acidentes no trabalho, em prol da melhoria da produção, da conscientização, da promoção e da integração humana, social e profissional. O profissional terá a capacidade de condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; operação de instrumentos de avaliação ambiental; aplicação de princípios e normas de higiene, saúde e de primeiros socorros em situações de emergência; interpretação e execução das normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho; identificação e avaliação de rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.

com informações do Ifba

Compartilhe no WhatsApp

Bolsonaro ofende Simone e Soraya com apelidos maldosos; vídeo

Previous article

Primeiras boas notícias para o campo democrático e de esquerda

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *