DestaquesGeral

Hummm, cheira mal: Sesab alerta para riscos da “supermaconha”

0

Após a primeira apreensão da droga K9 na Bahia, no domingo (28), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) alerta sobre os efeitos causados pelo uso desses canabinóides sintéticos. Antes, estavam popularizados no Estado de São Paulo.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) revela que, dentre os efeitos tóxicos dessas substâncias – erroneamente chamada de “maconha sintética” ou “supermaconha” – no organismo, já foram relatados episódios de toxicidade cardiovascular, perda de consciência e coma, depressão respiratória, convulsões, hiperêmese, delírio, psicose e comportamento agressivo.

E acrescenta que os tratamentos variam de acordo com os casos, que podem ser de leves a moderados, com grande agitação e até episódios de psicose, convulsões, rabdomiólise e dor torácica aguda, entre outras reações.

APREENSÃO

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), um esquema de envio do entorpecente e de armas para integrantes de uma facção no Nordeste de Amaralina, em Salvador, utilizando ônibus interestaduais, foi descoberto pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte.

A SSP disse que, durante ações de inteligência para capturar os autores da morte do soldado Gleidson Santos de Carvalho, os policiais civis e militares identificaram a chegada de armas e drogas. Durante abordagem a um ônibus que saiu de São Paulo, as equipes encontraram cinco quilos da droga K9 e de maconha, além de um revólver calibre 38 no bagageiro do veículo.

As “encomendas” não estavam registradas no nome de algum passageiro, como acontece com as malas. O motorista informou que os sacos foram colocados no veículo, em São Paulo. Em nota, a secretaria informou que equipes estão com ações específicas para capturar os traficantes que comercializam esses novos tipos de drogas.

com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Quase 200 mil baianos não declararam imposto de renda; prazo encerra nesta quarta

Previous article

Lula apresenta propostas para fortalecer a América do Sul

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *