Se tornar referência em pouco tempo, após ser inaugurado em dezembro de 2021, só beneficia gestantes, recém-nascidos e crianças de 20 municípios da região sul da Bahia. É o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, que já realizou mais de 9 mil partos, 19 mil internações e 38 mil atendimentos pediátricos, abrangendo 145 municípios baianos e pacientes de outros 14 estados do país.
Para a diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, “é resultado do trabalho humanizado e acolhedor realizado pelos cerca de 700 profissionais da instituição”. O hospital também se destacou como o único da Bahia especializado no atendimento aos povos originários, uma conquista viabilizada pelo apoio da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), gestora da unidade, e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Construído pelo Governo da Bahia, a unidade hospitalar já realizou mais de 806 mil exames clínicos, laboratoriais e de imagem, além de quase 30 mil testes de triagem neonatal, como os exames da linguinha, coraçãozinho, orelhinha e olhinho. Em três anos, o HMIJS alcançou quase 900 recém-nascidos atendidos na UTI Neonatal e cerca de 360 crianças na UTI Pediátrica.
HUMANIZAÇÃO
Considerado um dos mais modernos do País, o projeto está fundamentado na humanização do cuidado, no respeito aos direitos das mulheres e crianças, e na consolidação dos princípios do SUS. São 105 leitos de internação (10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva), com capacidade para atender urgências e emergências.
O hospital tem cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar, e está equipado para assistência a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados clínicos e intensivos pediátricos.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments