O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, está celebrando o “Agosto Dourado” com uma série de ações educativas em defesa da amamentação materna, seguindo a campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS). Profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia da unidade estão conduzindo atividades beira-leito para conscientizar as mães sobre os benefícios da amamentação para a saúde do bebê e da mulher.
Na segunda-feira (5), a enfermeira Camila Alves de Oliveira liderou a ação, enfatizando que amamentar ajuda a reduzir o risco de sangramento pós-parto, anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto. Desde o dia 1º de agosto, o hospital realiza essas ações durante o período de internação das puérperas, destacando a importância do leite materno.
Na próxima sexta-feira (09), a consultora em amamentação Ariana Souza e a nutricionista Isabele Alvim darão continuidade às palestras educativas. No dia 12, está previsto um “pit stop” educativo, liderado pelas enfermeiras Camila Lima, Emília Araújo, Juliana Cerqueira, e as técnicas Níbia Oliveira, Josielma Oliveira, Ana Aparecida Silva e Valdeide Silva.
A OMS recomenda a alimentação exclusiva com leite materno até os seis meses de idade, continuando com a amamentação até pelo menos os dois anos, mesmo após a introdução de alimentos sólidos. A “hora de ouro” é destacada como a primeira hora de contato da mãe com o recém-nascido, essencial para promover o vínculo e ajudar na transição do útero para o ambiente externo.
Compartilhe no WhatsApp
Comments