O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, deu um passo importante ao pleitear o Selo Estadual de Humanização, sendo a primeira unidade hospitalar da região a buscar essa certificação. Nesta semana, o comitê técnico de avaliação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) visitou o hospital para avaliar os processos e práticas já implementados pelos colaboradores da instituição.
O Selo Estadual de Humanização é uma iniciativa que visa promover uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde em hospitais. Ele envolve a participação de usuários, profissionais, trabalhadores da saúde, gestores e a comunidade acadêmica, em um espaço coletivo, participativo e democrático.
Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH), conhecida como HumanizaSUS, busca inovar práticas e processos de saúde nas instituições que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A Bahia se destaca como pioneira no Brasil com a criação do Selo Estadual de Humanização.
Segundo Dirlaine Aguiar, Coordenadora de Humanização do Trabalho na Saúde (Dgtes/Superh), a visita de três dias ao hospital não teve caráter fiscalizatório, mas foi uma ação voluntária da unidade. “Estamos aqui para construir, ajudar na formatação e avançar na conquista deste objetivo. E parabenizamos o Materno-Infantil pela vanguarda deste pedido pelo selo”, afirmou.
com informações da SESAB
(foto SESAB/divulgação)
Compartilhe no WhatsApp
Comments