Uma cirurgia inédita em Itabuna foi realizada pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). O feito aconteceu em outubro, com a primeira cirurgia de artroscopia da Articulação Temporomandibular (ATM) por vídeo nível II. Até então, o procedimento só vinha sendo realizado no Hospital Santo Antônio (HSA) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, pelo SUS.
A artroscopia da ATM é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, indicada no tratamento da Disfunção Temporomandibular (DTM). A novidade foi trazida pelo cirurgião bucomaxilofacial Maurício Porto, que experiência na área e há 22 anos atua no hospital.
O beneficiado foi Edvaldo Nascimento da Silva, de Camamu, que apresentava sérios problemas de ATM. O procedimento foi um sucesso e teve resultado satisfatório. “Não estou mais com o maxilar doendo, estou me alimentando bem e bastante feliz”, declarou.
Segundo Porto, o objetivo é que o serviço seja incorporado ao hospital e possa contemplar mais pessoas que necessitam do tratamento pelo SUS. “O que será importante para os pacientes da rede pública de saúde de Itabuna e região. Não é um serviço acessível para todos. Trazer o procedimento para cá, é algo inovador”, disse.
com informações do HBLEM
Compartilhe no WhatsApp
Comments