Em função da queda de casos de Covid-19 na Bahia, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, flexibilizou algumas restrições de visitas a pacientes. A medida foi adotada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), vinculado à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
“O documento descreve que as unidades devem se organizar e gerenciar o processo de visitação de maneira gradual. A diretoria técnica do HRCC, em entendimento com a coordenação de enfermagem, estabeleceu inicialmente, alguns regramentos como, por exemplo: paciente que tem acompanhante ainda não terá visita, no entanto, quem não tem companhia volta a ter a direito a um visitante. Lembrando que todas as medidas de prevenção, a exemplo do uso de máscara e álcool gel continuam mantidas”, explicou a Maria Lugiane S. Cunha, coordenadora do Serviço Social.
Outra deliberação é a manutenção da suspensão das visitas na Unidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com a continuidade da informação sobre o boletim médico do paciente repassada diariamente pela equipe médica e de psicologia entre 7h e 19h.
UTI E GRIPÁRIO
Na UTI geral, 1, 2 e 3, será permitido um visitante por paciente, todos os dias das 14h às 14h30min, com permanência máxima de 30 minutos. Na Estabilização, o boletim médico será repassado a partir de 13h e as visitas autorizadas das 14h às 14h30min. Nas Observações da Emergência está permitido um visitante por dia, das 14h30min às 15h, nas Enfermarias das 15h30min às 16h.
Em relação ao Gripário, o visitante deve se dirigir, a partir das 13h, ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para buscar informações. Todas essas orientações foram inseridas em um folder elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com ampla divulgação na unidade hospitalar.
“Estamos retornando com as visitas, ainda gradativamente, após a atualização da nota técnica. Esse contato é muito importante para a família e o paciente, portanto reforçamos que estamos resguardando todos os cuidados orientados pelas autoridades de saúde para prevenção do contágio da Covid-19”, informou Lugiane.
Com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments