Dois hospitais públicos da Bahia estão entre as 63 unidades de saúde a alcançar certificado de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA): o Hospital do Subúrbio e o Hospital da Mulher, ambos localizados em Salvador. As unidades têm certificado em nível 3, melhor pontuação do método de avaliação e certificação reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e requisitos que asseguram a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde.
Em 2021, o Brasil tinha 8.870 estabelecimentos hospitalares, destes 6,4 mil hospitais são de atendimento geral e especializado e menos de 400 são acreditados, destes apenas 63 são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS.
O Hospital da Mulher (HM) já realizou mais de dois milhões de atendimentos, nos cinco anos de operação. A unidade de saúde é certificada pelo Breast Centres Network. Em 2019, recebeu o prêmio Dr. Pinotti, concedido pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.
A unidade também implantou o prontuário 100% eletrônico. Com ele é possível acessar, de forma rápida e eficaz, o histórico clínico das pacientes, assim como registrar consultas, procedimentos, plano terapêutico, prescrições, entre outros.
QUINTO MELHOR
Já o Hospital do Subúrbio (HS), foi ranqueado em 5º lugar no ‘Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil’. O prêmio que destacou as 40 melhores instituições públicas com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) é promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Ao todo, 136 hospitais públicos foram selecionados para serem avaliados pela comissão julgadora, sendo escolhidas 40 instituições de 11 estados para serem incluídas no ranking.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments