A propagação rápida da variante ômicron do novo coronavírus colocou a Europa em alerta. O governo da Holanda decretou novo lockdown no país a partir deste domingo (19) para conter a transmissão da Covid-19. Lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus e teatros não essenciais devem fechar as portas deste domingo a 14 de janeiro. As escolas ficam fechadas até, pelo menos, 9 de janeiro.
O primeiro-ministro, Mark Rutte, anunciou a nova restrição durante a atualização do cenário epidemiológico. A medida já era estudada desde novembro, gerando protestos violentos por parte da população.
No mesmo mês, o governo decretou novas medidas para conter a propagação do coronavírus, entre elas, o uso de máscaras em espaços públicos e a expansão da obrigatoriedade do passaporte de saúde.
O governo teme uma 5ª onda de mortes no país. Pelo menos até 14 de janeiro, serviços não essenciais, como restaurantes, bares, escolas, shoppings e cinemas permanecem fechados. Vale lembrar que a Holanda possui 73,5% da população completamente vacinada.
Com informações do G1 e Poder360
Compartilhe no WhatsApp
Comments