DestaquesEconomia

Grupo Chinês visita porto na Bahia e indica novos investimentos

0

A vinda da BYD para a Bahia atrai outros investimentos da China para o nosso estado. No domingo (2), representantes do Yantian Port Group conheceram o Terminal Portuário Miguel de Oliveira, no Porto de Aratu, em Candeias. O grupo portuário do Governo de Shenzhen, na China, é especializado em construção de portos, investimentos, operação, logística integrada e serviços de apoio. Uma comitiva baiana formada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahiainveste e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) apresentou as oportunidades que terá o grupo que assumir o antigo terminal da Ford, hoje um ativo da Bahiainveste.

“Ficamos muito animados em receber os operadores do Porto de Shenzhen e saber que estão interessados na operação do terminal, que vai atuar com importação e exportação de diversos segmentos. Além da BYD, temos mais duas chinesas interessadas em utilizar o local, a Goldwind e a Sinoma, fabricantes de turbinas e pás eólicas. Ressalto ainda o leque de oportunidades no estado de fabricação de produtos verdes para exportação. Mês passado comemoramos 50 anos de uma relação bilateral entre Bahia e China e temos caminhado para fortalecer ainda mais essa relação”, afirmou o titular da SDE, Angelo Almeida.

Almeida apontou outros dois grandes potenciais: o de agronegócios, tendo produtoras de commodities agrícolas, com forte produção de soja, milho e algodão. E o da Mineração, sendo a Bahia, o terceiro maior produtor de minério de ferro do país.

O presidente da da Bahiainveste, Paulo Guimarães, concordou com o secretário nas vantagens que o operador terá ao assumir o local. “O terminal privado fica ao lado do Polo Industrial de Camaçari, o maior complexo químico da América Latina, do Porto de Aratu, de onde entra e sai materiais líquidos e gasosos. Vale ressaltar que o porto não atende mais a todas as necessidades do Polo. Com o funcionalmente do terminal, temos condições de atender a BYD, o Polo Industrial de Camaçari e as indústrias eólicas”, disse.

com informações da SDE / Foto: Mário Marques

Compartilhe no WhatsApp

Em Itabuna, mutuários do Villa Verde celebram retomada das obras

Previous article

Defesa Civil de Ilhéus emite alerta para chuvas intensas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *