A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) planeja realizar nos dias 03 e 04 de outubro o Circuito das Profissões 2024, um evento voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e para o público em geral. A programação oferece uma visão detalhada sobre os 40 cursos de graduação gratuitos da universidade, além de informações sobre os perfis profissionais e a atuação no mercado de trabalho dos formandos. No entanto, o evento pode não acontecer caso a greve dos professores das universidades estaduais da Bahia seja aprovada.
Uma assembleia decisiva para a deflagração da greve está marcada para hoje (19). Se os docentes decidirem pela paralisação, o Circuito das Profissões, que envolve a participação ativa de professores e coordenadores dos cursos, poderá ser cancelado ou adiado. A principal reivindicação dos professores é o pagamento do reajuste salarial de 30% referente ao retroativo, que ainda não foi atualizado pelo governo estadual.
Além do impacto sobre o evento, a greve ameaça a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas da universidade, afetando milhares de estudantes que aguardam por informações sobre os cursos, projetos de pesquisa e extensão, e as políticas de permanência estudantil. Esses são os principais pontos de interesse do Circuito das Profissões, que busca orientar e atrair futuros ingressantes para a Uesc.
Enquanto a situação permanece indefinida, as escolas que já se inscreveram para o evento, incluindo as 34 unidades que solicitaram transporte fornecido pela Uesc, aguardam o desfecho das negociações entre os professores e o governo.
Com informações da UESC/ADUSC
(Foto divulgação/UESC)
Compartilhe no WhatsApp
Comments