Com a decisão de acabar com a desoneração dos impostos sobre combustíveis (ordenada pelo então candidato Bolsonaro às vésperas da eleição do ano passado), o governo federal anunciou a criação de um imposto temporário sobre a exportação de petróleo cru. Isso para que a taxação sobre gasolina e etanol não seja completamente repassada ao consumidor.
O novo imposto garantiria a arrecadação da União para recuperação das contas públicas e ainda estimularia o refino de combustíveis no país, segundo o governo. A criação do imposto de 9,2% será feita por meio de Medida Provisória (MP) que será encaminhada ao Congresso Nacional.
Segundo o Ministério da Fazenda, a medida recupera parte dos R$ 29 bilhões que seriam perdidos este ano caso prosseguisse a desoneração. “Estamos com o compromisso de recuperar as receitas que foram perdidas no processo eleitoral por razões demagógicas”, disse o ministro Fernando Haddad.
Vale lembrar que Jair Bolsonaro reduziu os impostos sobre combustíveis durante o último ano de seu governo. Naquele momento, ele tentava segurar aumentos dos produtos para ganhar força na corrida eleitoral sem ter que mexer na política de preços da Petrobras.
com informações do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments