O governo estadual concedeu 748 promoções a professores das universidades estaduais em 2023. Segundo a Secretaria de Administração (Saeb), os avanços na carreira resultaram em ganhos médios entre R$ 7,83% e 9,69% para os docentes do magistério superior, dependendo do cargo.
Foram contemplados professores assistentes, adjuntos e titulares, integrantes das quatro universidades públicas estaduais: Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
“A quantidade de promoções de docentes do magistério superior foi possível pela publicação da Lei 14.565, editada pelo Governador Jerônimo Rodrigues, em maio de 2023, que remanejou o quadro de vagas e permitiu promover mais profissionais da educação”, explica Edelvino Góes, secretário da Administração.
Os avanços beneficiaram todos os cargos do magistério superior, sendo que 90% das promoções se concentraram nos cargos mais altos da carreira (professor adjunto, titular e pleno), que exigem maior nível de graduação (doutorado) e possuem maiores remunerações.
Segundo a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, o governo tem feito um grande investimento para fortalecer as universidades e garantir que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior. “Um exemplo disso é a valorização do magistério superior, não só com a promoção dos docentes, mas com reajustes diferenciados para a categoria e a contratação de novos profissionais, autorizada pelo governador em outubro do ano passado. Esse é o resultado do trabalho de quem reconhece a importância da universidade como elemento fundamental para o êxito do processo transformador que é a educação”, destaca.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments