DestaquesGeral

Governo Lula vai convocar 4,3 mil aprovados no Concurso Nacional

0
Luh Fiuza / Metrópoles

Cerca de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão convocados pelo governo Lula. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação com a Portaria nº 3.114, publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de abril.

Assim, 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos aprovados em cargos que não têm o curso de formação inicial como etapa do certame. Cada órgão fará a nomeação e dará posse aos novos servidores. A expectativa é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio.

Segundo o MGI, as vagas autorizadas são para os cargos de nível médio e também os de nível superior dos oito blocos temáticos. Entre eles estão os de analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.

Entre os órgãos contemplados estão: ministérios da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e do Planejamento; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Advocacia-Geral da União (AGU).

De acordo com o governo federal, a portaria do MGI se baseia na Lei Orçamentária Anual de 2025 sancionada, que garante os recursos necessários para as nomeações.

com informações do MGI

Compartilhe no WhatsApp

Prazo para isenção da taxa do Enem prorrogado até sexta (2/5)

Previous article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *