Em mais uma medida para acabar com a fome no Brasil, o governo Lula (PT), através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, lançará, em maio, um programa nacional para estimular a produção de alimentos saudáveis.
“[O programa] terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável”, disse a secretária-executiva da pasta, Fernanda Machiaveli, durante seminário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
A agroecologia é o conceito que envolve a produção de alimentos saudáveis com respeito a aspectos ambientais, sociais e culturais. Nos últimos anos, tem se observado a redução da diversificação dos alimentos na agricultura familiar com estímulos, por exemplo, à produção de soja por esse segmento.
Segundo Fernanda, uma das frentes do programa será o desestímulo ao uso de agrotóxicos no país. “Essa também é uma agenda que a sociedade civil tem nos demandado”, afirmou.
REESTRUTURAÇÃO
A secretária-executiva disse que o governo federal está reestruturando a política nacional do setor. “Semana passada, por exemplo, foi criado um grupo de trabalho para a reconstituição da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Outra estrutura que está sendo remontada é o comitê interministerial de Agroecologia, e temos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), relançado recentemente”, pontuou.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments