Além das ações diplomáticas e de resgate dos brasileiros, o governo Lula decidiu, nesta segunda (16), enviar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, região do conflito entre o Hamas e Israel, iniciado em 7 de outubro. Segundo informações do jornal O Globo, a ajuda consiste em 40 purificadores de água, dois kits de medicamentos e insumos de saúde.
De acordo com a ONU, a Faixa de Gaza enfrenta uma grave crise humanitária em uma escalada de violência que já resultou em 4.208 mortes, incluindo 2.808 palestinos e 1.400 israelenses, sendo a maioria de vítimas civis. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), hospitais em Gaza enfrentando escassez de medicamentos, interrupções no fornecimento de água e eletricidade à população,
Os medicamentos seriam enviados por um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Roma, onde se juntará a outros cinco purificadores. Posteriormente, o material será enviado ao Egito e, de lá, encaminhado para Gaza.
Essas doações devem atender cerca de 3.000 pessoas em um mês. Os 40 purificadores de água têm a capacidade de tratar mais de 220.000 litros de água por dia, e cada kit de medicamentos contém 48 itens, totalizando 267 quilos de materiais essenciais.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments