Além de acelerar a ida de aviões para resgatar brasileiros, o governo Lula busca mais alternativas para saída de pessoas da região do conflito entre Israel e o Hamas. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que as pessoas em Gaza deverão pegar um avião em local do Egito, perto da fronteira com o território palestino.
Vieira disse que espera que essa retirada possa ser feita neste sábado (14). O governo mantém contato com 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e querem voltar ao Brasil. Inicialmente, a negociação era para eles saíssem pela passagem de Rafah, entrassem no Egito e, fosse de ônibus até o Cairo, onde estaria o avião brasileiro. Mas havia resistências dos egípcios, com receio de que o grupo se tornasse refugiado no país.
“O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza possam sair pelo Egito. É a única forma de sair. Sairiam nesse ônibus, que os transportará amanhã (sábado). E o que nós propusemos é que saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde o avião da Força Aérea Brasileira estará esperando”, afirmou Mauro Vieira após reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, que debateu a guerra.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments