DestaquesGeral

Governo Lula muda lei: trabalho no comércio em feriado é por acordo

0

Uma medida importante para quem trabalha no comércio foi tomada pelo Governo Lula. O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho assinou, na segunda (13), a portaria nº 3.665, mudando a regra para o trabalho em dias de feriado no setor do comércio. Agora, comerciários e comerciárias só poderão trabalhar em dias de feriado com autorização da Convenção Coletiva de Trabalho.

O governo Lula corrige o absurdo assinado, em 2021, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dava permissão permanente para as empresas abrirem, sem qualquer regulamentação ou benefício para a categoria. Segundo o ministro, agora, os sindicatos de trabalhadores estão mais empoderados para negociar melhores condições para seus representados.

A portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça (14) ea determinação passa a valer de forma imediata. Veja a publicação AQUI.

Com a nova medida, as seguintes áreas passarão a ser fiscalizadas pelos sindicatos: comércio em geral; comércio varejista em geral. comércio em hotéis; varejistas de peixe; varejistas de carnes frescas e caça; varejistas de frutas e verduras; varejistas de aves e ovos; varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário); comércio de artigos regionais nas estâncias hidrominerais; comércio em portos, aeroportos, estradas, estações rodoviárias e ferroviárias; atacadistas e distribuidores de produtos industrializados; revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares.

De acordo com o governo federal, o Brasil tem, ao menos, 5,7 milhões de empresas do setor de comércio, incluindo MEIs (microempreendedores individuais) até novembro. Isso representa 27% do total de 21,7 milhões de pessoas jurídicas do país.

com informações do MTE

Compartilhe no WhatsApp

Nova Itabuna anda melhor com novo asfalto na comunidade

Previous article

Projeto dá colorido especial em vários pontos de Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *