O governo federal anunciará ações para promover a redistribuição de terras improdutivas. A informação foi dada, neste sábado (13), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na feira do MST realiza em São Paulo.
“Agora em maio, o presidente Lula vai anunciar o programa de reforma agrária. A reforma agrária vai voltar para o Brasil. [Vamos] distribuir terras e recuperar terras que estejam improdutivas, destinando-as à reforma agrária. Além de distribuir terras, o governo fornecerá crédito e assistência técnica aos assentados, estimulando a formação de cooperativas e agroindústrias”, disse Teixeira.
O ministro elogiou a atuação do MST. “O movimento produz comida saudável e igualdade social em um país que deixou de colher alimentos para a população a fim de produzir commodities agrícolas vendidas a outros países. Diminuiu a produção de arroz, feijão, mandioca, hortaliças, legumes e de frutas e o MST tem a expertise [competência] em produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos que podem contribuir para a segurança alimentar nacional”, afirmou.
De acordo com Paulo Teixeira, o MST será muito importante para diminuir a desigualdade social no país. “Para incluir o povo na terra, produzindo comida em um país que perdeu terras para a produção de alimentos [em um contexto em que] ampliou a produção de soja e de milho. Ao mesmo tempo em que o governo federal planeja estimular os pequenos produtores agrícolas, não vai mexer com o agronegócio. Isso é bom e não vamos mexer nisso”, enfatizou.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments