DestaquesPolítica

Governo Lula lança plataforma para atrair investimentos na área ambiental

0
Foto: Diogo Zacarias / MF

Em Washington, nos EUA, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, lançaram, nesta quarta-feira (23), a Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica (BIP). Assim, o investidor nacional ou estrangeiro poderá escolher investimentos em projetos ambientais e sociais que quiser financiar.

Lá, estarão os projetos validados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que receberão um selo verde. Essa certificação, informaram o BNDES e o Ministério da Fazenda, assegura que os projetos estão alinhados com o Plano de Transformação Ecológica. “A plataforma é a realização de um ano e meio de iniciativas do Ministério da Fazenda que permitiram um novo horizonte para a agenda climática do Brasil. Essa é conclusão de um processo de estruturação de marcos regulatório e financeiros para financiamentos verdes e que dará início a uma nova onda de investimentos”, declarou Haddad.

Marina Silva disse que os projetos selecionados seguirão o Plano de Transformação Ecológica, que pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, e o Plano Clima, com estratégias para o enfrentamento à mudança climática até 2035. “A plataforma é um dos resultados da Força-tarefa para a mobilização global contra a mudança do clima, inovação trazida pela presidência brasileira do G20”, disse a ministra.

APROXIMAR INVESTIDORES

Segundo Fernando Haddad, o principal mérito da ferramenta é aproximar investidores, financiadores públicos e privados e instituições financeiras globais. “A plataforma combina financiamento e projetos. Estamos fazendo um match [combinação] entre essas duas pontas, com recursos, inclusive externos, para transformar a economia verde”, declarou o ministro.

Os empreendedores sociais e ambientais interessados em incluir um projeto de desenvolvimento sustentável na plataforma devem entrar em contato com o bip@bndes.gov.br. O BNDES analisará o empreendimento, podendo inseri-lo no BIP.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna se despede do pai de Augusto Castro

Previous article

Itabuna tem vagas de emprego oferecidas pelo SineBahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *