Com a Chamada Pública Unificada nº 01/2025, o governo Lula (PT) investirá R$ 24 milhões, até 2027, no fortalecimento dos Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs). O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, com a presença dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além de representantes de instituições de ensino, movimentos sociais e comunidades tradicionais.
“A Chamada Pública é um pontapé inicial para que essa agenda possa tomar corpo não só no Governo Federal, mas que ganhe corpo nos governos estaduais, nas prefeituras, na sociedade civil e no setor produtivo. Contem conosco! A parte que nos cabe dessa proeza, nós estamos aqui para cumprir e para fazer junto com vocês. Isso aqui é construído a várias mãos. Por isso que está dando certo”, afirmou Márcio Macêdo.
O objetivo da ação é integrar ensino, pesquisa e extensão para promover sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos, tanto em zonas rurais quanto urbanas. Cada projeto poderá receber até R$ 300 mil, com duração de 30 meses, para custeio, infraestrutura e bolsas.
Paulo Teixeira destacou a importância de levar o conhecimento acadêmico ao campo e integrá-lo ao saber tradicional. “A expectativa é de que a chamada pública amplie parcerias institucionais, fortaleça redes de pesquisa, promova a inclusão social e estimule metodologias inovadoras de aprendizagem e organização comunitária”, frisou.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments