Nova medida do governo Lula (PT) para ajudar a reconstrução do Rio Grande do Sul deve ser anunciada nos próximos dias: linhas de crédito subsidiadas para ajudar empresas da indústria e do comércio, além de cooperativas atingidas pelas enchentes.
Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços discutem a criação de um fundo que, de partida, teria R$ 10 bilhões em caixa. Na mais recente versão do projeto, avalia-se taxas entre 1% e 8% ao ano. Mas essas alíquotas ainda podem ser alteradas, segundo fontes que participam das discussões.
Na última sexta (17), o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, recebeu representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERS). O setor pediu a desburocratização dos processos de ajuda; a anistia ou prorrogação de impostos; e um programa emergencial de manutenção de emprego e renda, como durante a pandemia de Covid-19.
Segundo a FIERS, nove em cada dez indústrias do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas enchentes e levarão, pelo menos, três anos para se recuperar.
com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments