Com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), o governo Jerônimo Rodrigues iniciou um trabalho técnico e estrutural em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas e enchentes. Engenheiros, arquitetos e urbanistas da Secretaria estão percorrendo as cidades para levantar as necessidades e executar projetos e obras de recuperação das áreas afetadas.
A ação vem logo após a visita do governador aos municípios atingidos e é sequência ao atendimento imediato destas comunidades com foco na reconstrução das infraestruturas urbanas danificadas. A meta é ir além do atendimento emergencial, priorizando também a elaboração de projetos para conter os desastres e reduzir os danos, especialmente em áreas vulneráveis a novos deslizamentos e alagamentos.
O objetivo é construir soluções definitivas para os problemas geográficos agravados pelas chuvas, como o deslizamento de terras e os danos aos canais e vias de drenagem. Entre as primeiras localidades atendidas estão Itajuípe e Aurelino Leal (foto), onde a Sedur já realizou o levantamento das necessidades e iniciou a elaboração dos projetos.
De acordo com a Sedur, reconstrução das infraestruturas danificadas, contenção de encostas e melhoria dos sistemas de drenagem são essenciais para a recuperação dessas áreas. Além disso, o trabalho visa garantir que as habitações sejam construídas em áreas seguras, sem risco de novos desastres. O plano de recuperação das áreas atingidas inclui a construção de encostas e a requalificação urbana. A Secretaria está articulando com os governos estadual e federal a garantia da execução dessas obras estruturais.
com informações da Sedur
Compartilhe no WhatsApp
Comments