Os óculos Orcam distribuídos pelo governo estadual está mudando a vida de milhares de estudantes baianos com deficiência visual. O dispositivo usa a inteligência artificial para ajudar pessoas cegas a ler e realizar outras atividades. A Secretaria de Educação (SEC) adquiriu 1.398 unidades, em um investimento superior a R$ 3,6 milhões, para que todos os alunos matriculados na rede estadual, cadastrados com deficiência visual total ou baixa visão, sejam contemplados.
Segundo a SEC, já foram entregues 252 unidades e a segunda remessa terá 300 equipamentos para incluir alunos dos 27 territórios de identidade baianos. O par de óculos é utilizado como suporte para uma câmera inteligente, que captura uma imagem do ambiente e articula as informações visuais em voz alta e em tempo real. Quem comemora os resultados é o estudante Carlos Christian, que possui deficiência visual total. Ele é aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição.
“A gente consegue alcançar mundos que não alcançava antes. Por exemplo, antes eu só tinha o mundo digital, só conseguia ler livros digitais e, com óculos, a gente consegue ler livros físicos. Quando a gente vai a uma biblioteca, vai ao mercado e tem alguma dúvida de produto, eles ajudam fazendo reconhecimentos; quando a gente vai sair e precisar pôr algum dinheiro na carteira, eles também ajudam; quando a gente quer reconhecer alguma pessoa que está na nossa frente, eles identificam as pessoas; quando a gente faz eles aprenderem o nome da pessoa, eles falam pelo nome. Então são óculos bem relevantes”, descreveu o programador e desenvolvedor de aplicativos, que pretende fazer faculdade de robótica.
Com a compra dos óculos Orcam, a SEC pretende contemplar a todos os matriculados na rede estadual com deficiência visual total. As primeiras entregas já apresentam resultados positivos, já que o aluno leva o equipamento para casa e usa em atividades fora da sala de aula.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments