DestaquesPolítica

Governo Jerônimo amplia segurança pública com mais 4 mil profissionais

0
imagem: Mateus Pereira

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda (22), a ampliação do efetivo das forças de segurança pública da Bahia com mais 4.263 profissionais. Ele, também, autorizou a compra de 119 viaturas para fortalecer a frota das polícias militar e civil, bem como do Corpo de Bombeiros. “Nós fizemos hoje um investimento forte para o setor de recursos humanos. Para a gente poder aumentar a quantidade de homens e mulheres tanto na rua fazendo o serviço de viatura, em campo, operacional, ou no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil, dentro das delegacias, mas também em áreas internas como, por exemplo, no DPT”, afirmou.

Segundo o governo, o investimentos em segurança pública têm feito a diferença no combate ao crime em toda a Bahia. No primeiro semestre de 2024, o número de mortes violentas caiu 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foi autorizada a convocação de 2.512 policiais militares, incluindo candidatos aprovados no concurso para soldado e militares da reserva remunerada. Além disso, foram convocados 500 candidatos aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e 595 candidatos aprovados no concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

“Esses concursos e chamamentos vão aumentar significativamente o nosso contingente, permitindo uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública. Além disso, a aquisição das viaturas será fundamental para garantir a mobilidade e a rapidez nas respostas às ocorrências, melhorando a eficiência operacional e a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado. O governador também autorizou a abertura de novos concursos públicos e seleções. Entre eles, a abertura de processos seletivos com 100 vagas para oficiais da PMBA e 265 vagas para o CBM-BA, abrangendo novos profissionais, oficiais da reserva remunerada e servidores do quadro especial de tenentes e oficiais auxiliares. Além disso, foi autorizada a abertura de seleção Reda para 19 Técnicos de Nível Médio/Superior para a Polícia Civil (PC) e 166 Técnicos de Nível Superior e Médio para o DPT”, explicou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o chamamento dos novos profissionais contribuirá para a qualidade do trabalho da corporação. “Vamos ampliar nossa capacidade de resposta e melhorar ainda mais o atendimento às emergências. A qualificação do nosso efetivo é fundamental para continuarmos prestando um serviço de excelência.”

com informações da SSP-BA

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitos debatem ampliação dos serviços dos Correios nos municípios

Previous article

Conselho Nacional da Mulher vai lançar campanha “Feminicídio Zero”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *