Para atender as demandas causadas pelas enchentes na Bahia, o governo estadual instalou, nesta segunda (5), o Comitê de Crise – Operação Chuva. Além disso, o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini, e com o superintendente de Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho, para definir detalhes logísticos.
A Secretaria Estadual da Infraestrutura, que faz parte da iniciativa, já desbloqueou 17 dos 19 pontos de interrupção do tráfego ocorridos em rodovias estaduais devido às chuvas. O número de pessoas atingidas pelas fortes chuvas que ocorrem em 51 municípios baianos chegou a 65.521, conforme dados divulgados neste domingo (4), pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Ainda segundo o órgão, até o momento, 495 estão desabrigados e 8.803 desalojados. Não há registro de desaparecidos ou de óbitos.
Entre as secretarias que integram o comitê estão: Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Administração (Saeb), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab) e a Casa Civil. Participam, ainda, a Polícia Militar, inclusive a Casa Militar do Governador, o Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
“O Comitê Integrado visa atender todas as solicitações da população, como a entrega de cestas básicas, medicamentos, água, além do suporte estrutural. Toda a logística necessária já foi definida, montando regionalmente uma estrutura para atender mais rápida e facilmente a população, fazendo com que os recursos cheguem e possa ser restabelecida a situação no município”, explica o coronel Miguel Filho.
com informações do A Tarde
Compartilhe no WhatsApp
Comments