Além de convocar uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU, neste domingo (8), o Brasil vai buscar brasileiros que estão em Israel, na Faixa de Gaza e demais países do Oriente Médio. O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, informou que o governo vai disponibilizar seis aeronaves para essa operação.
Segundo Damasceno, a lista de pessoas que serão repatriadas ainda está sendo fechada, mas adiantou que o primeiro voo saiu neste domingo e chegará no Brasil entre segunda e terça-feira. “Temos seis aeronaves prontas, com médicos e psicólogos”, afirmou Damasceno.
Ao lado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o comandante participou da primeira parte de uma reunião de coordenação do governo sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Estiveram presentes o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, e a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
O conflito começou no sábado (7), quando o território próximo à Faixa de Gaza sofreu um bombardeio de mais de cinco mil foguetes. Em resposta, Israel retaliou o território palestino e promete escalar as tensões com mais conflitos nos próximos dias.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments