Um novo tipo de computador, o chromebook, vai ajudar a educação em 30 escolas estaduais e municipais de Ilhéus. São 522 equipamentos entregues, nesta sexta (18), durante a 5ª Caravana Digital, uma ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A iniciativa se dá pela parceria do Governo do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do projeto “BNDES Educação Conectada”.
“Acho muito bom termos este recurso, pois é um equipamento de acesso a saberes diversos que estão disponibilizados na rede de pesquisa. Com um simples clique, é possível saber sobre Matemática, Português, História e daí por diante. Além do mais, um cromebook ajudará no foco do estudante ao fazer uma atividade escolar, e as notificações e os aplicativos pessoais não irão interferir nos nossos estudos”, disse o estudante Lucas Emanoel Gonzaga do Nascimento, 1º ano do Ensino Médio, do Arléo Barbosa.
De acordo com a SEC, os chromebooks representam parte dos investimentos do governo na infraestrutura tecnológica das escolas, trazendo inovação para a Educação na Bahia. Eles serão utilizados pelos professores de Português e Matemática, com o objetivo de facilitar a construção de projetos pedagógicos e a elaboração de soluções para o território.
MOBILIZAÇÃO
A Caravana mobilizou cerca de 900 estudantes e 40 professores, neste dia. Durante os dois turnos, os alunos participaram de atividades lúdicas e formativas; e de jogos analógicos e digitais, bem como vivenciaram atividades interativas envolvendo makey makey (kits de automação robótica), realidade aumentada, fotografias com chroma-key, experimentos com inteligência artificial e arduíno, além de voo demonstrativo de drone, exposição fotográfica e gravação de podcast. Os educadores participaram de oficinas de podcast, fotografia básica, scratch e design de interiores com floorplanner (software para design de interiores que ajuda a projetar espaços internos e externos).
“Realizar estas entregas junto com a Caravana Digital é muito bom, porque, através da utilização destes equipamentos, a escola poderá mostrar que é capaz de construir seus projetos, soluções para o seu território e trazer inovação para a educação na Bahia. Nosso objetivo com a realização das Caravanas Digitais é levar para os municípios, principalmente os mais distantes de Salvador, inovação, tecnologia e criatividade e transformar isso em algo que faça parte da rotina e dos projetos da escola”, afirmou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments