DestaquesEconomia

Governo do Paraguai conhece cooperativas da agricultura familiar baiana

0

Sucesso na Bahia, as experiências exitosas de cooperativas da agricultura familiar do Semiárido baiano, apoiadas pelo governo estadual com o projeto Bahia Produtiva, foram conhecidas por produtores e membros do Ministério da Agricultura do Paraguai. Eles visitaram a sede Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste (Cooperacaju), em Ribeira do Pombal, que processa e comercializa amêndoas de castanhas-de-caju e pastas de amêndoa de castanha.

A Coopercaju recebeu R$ 5,3 milhões aplicados em equipamentos e máquinas, implantação de sistema de geração de energia solar fotovoltaico, e a construção de uma unidade de processamento do Líquido da Castanha de Caju (LCC), que visa à diminuição dos impactos ambientais. Foram realizados investimentos ainda no desenvolvimento de rótulos e embalagens para os produtos, na assessoria para a obtenção da certificação orgânica e na prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER).

Outra experiência visitada foi a da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), que recebe investimentos de mais de R$ 3,4 milhões para ampliação e reforma da unidade de beneficiamento, adequação do entreposto, aquisição de equipamentos apícolas, construção de uma nova unidade de beneficiamento de mel, além de assistência técnica e apoio à gestão.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

“Trocamos experiências e levamos o grupo para conhecer experiências do Bahia Produtiva no território de identidade Semiárido Nordeste II, para que eles possam replicar ou adaptar. Esperamos ter contribuído para o sucesso do projeto deles”, explicou o coordenador de ATER do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz. Para o coordenador de Inteligência de Mercado do Projeto Bahia Produtiva, Aldir Parisi, a visita técnica possibilitou observar grandes avanços nas duas organizações.

A delegação do Paraguai foi representada pela coordenadora do Projeto de Inserção aos Mercados Agrícolas do Ministério da Agricultura do Paraguai, Bettyna Elianne Levy Basualdo. “Estamos aqui vivendo a experiência de projeto Bahia Produtiva, sua execução, implementação e as boas experiências. A ideia é que nosso país possa incorporar as ações implementadas, as boas experiências e as lições aprendidas no projeto financiado pelo Banco Mundial, com objetivos muito similares ao Bahia Produtiva”, afirmou

com informações da SDR

Compartilhe no WhatsApp

Castro elogia Rui na Casa Civil: “Nosso estado estará bem representado”

Previous article

Trama para vandalizar posse de Lula é descoberta

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *