Com dados positivos sobre economia, turismo e serviços divulgados durante o Carnaval, o fim da festa teve o balanço da segurança. Na manhã desta quarta (14), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou números finais do evento em Salvador.
Segundo a SSP, não foram computadas mortes violentas, uma redução de 100% em relação ao ano passado. As tentativas de homicídio tiveram queda de 50%, com dois casos registrados, e foram contabilizadas 91 ocorrências de lesões corporais. O número de roubos caiu 23,4% em relação a 2023. Mas, os furtos registraram alta de 12,5%.
Aconteceram 7 casos de racismo, 23 casos de violência contra a mulher, dois estupros, cinco casos de importunação sexual e um de LGBTQIAPN+fobia. Cerca de 36 pessoas foram presas com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial, que contabilizou 11 milhões de foliões nas ruas. Ao incluir as festas em Porto Seguro e Barreiras, 36 foragidos da Justiça foram localizados. Em Salvador ocorreram 34 prisões.
PORTAIS DE ABORDAGEM
De acordo com a SSP, os portais de abordagem para entrada nos circuitos impediram o acesso de de 7.480 objetos perfurocortantes ou contundentes que podiam oferecer risco ao folião, em sua maioria facas. As pistolas de água também foram barradas. Os números circuito Barra-Ondina foi o mais procurado pelo público, com 6,1 milhões de pessoas, seguido do Campo Grande, com 3,7 milhões de foliões, e o circuito Batatinha (Pelourinho), com 1 milhão.
“Quero expressar minha gratidão a cada policial, bombeiro e servidor da Secretaria da Segurança Pública. Foram horas de trabalho pensando sempre em atender melhor a população”, declarou o secretário Marcelo Werner.
Para o governador, o trabalho integrado das secretarias resultou em bons números. “Que se refletem na alegria do povo que curtiu as festas, gerando renda e escrevendo mais um capítulo dessa história junto à gente. Agora, os trabalhos seguem a todo vapor, na contagem regressiva e já planejando as operações para que o próximo ano seja ainda mais memorável, levando essa tradição de energia e alegria, mais uma vez, para toda a nossa Bahia”, prometeu.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments