DestaquesGeral

Governo de Israel e grupo Hamas chegam a acordo de cessar-fogo

0
Foto: Eyad Baba / AFP

Depois de 15 meses de massacre contra o povo palestino, o governo de Israel chegou a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gazacom o grupo palestino Hamas, nesta quarta (15). Até hoje, mais de 46 mil palestinos foram mortos, enquanto do lado israelense, pouco mais de 2 mil pessoas, entre civis e militares.

A primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns em troca de mil palestinos detidos por Israel. Eles seriam libertados “em grupos, começando com crianças e mulheres”, segundo fontes próximas ao Hamas. A segunda fase, que começaria no 16º dia após o início da trégua, envolveria a libertação dos últimos reféns, “soldados do sexo masculino, homens em idade militar e os corpos dos reféns assassinados”, segundo o jornal Times of Israel.

O primeiro-ministro palestino, Mohammed Mustafa, defendeu a pressão internacional sobre Israel, para garantir a criação do Estado Palestino após a confirmação do acordo de cessar-fogo. “É preciso mostrar a Israel o que está certo e o que está errado, e que o poder de veto sobre a paz e o estatuto de Estado para os palestinos não será mais aceito e tolerado”, disse aos jornalistas após uma reunião com o primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Store.

Segundo Mustafa, a pressão foi fundamental. “O cessar-fogo de que falamos surgiu principalmente devido à pressão internacional. Por isso, a pressão compensa. O cessar-fogo é necessário, mas não suficiente. Precisamos de um cessar-fogo para começar a fazer outras coisas. As tréguas deveriam conduzir a uma maior segurança, à abertura de mais postos fronteiriços em Gaza e a mais assistência humanitária”, afirmou,

com informações do Brasil de Fato

Compartilhe no WhatsApp

Bahia manda bem com 4º melhor desempenho em nota da Redação do Enem

Previous article

Polícia Federal vai investigar mentiras relacionadas ao Pix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *