Os ataques de Israel e os contra-ataques do Líbano foram condenados pelo governo brasileiro nesta segunda (23). O Ministério das Relações Exteriores também recomendou aos brasileiros que deixem a área e estuda um plano de resgate dos nossos cidadãos.
Israel e o grupo Hezbollah, do Líbano, têm se confrontado desde o início da atual guerra em Gaza no ano passado. Mas, o governo israelense intensificou sua campanha militar na última semana. Somente nesta segunda-feira, os ataques causaram ao menos 492 mortes e deixaram mais de 1,6 mil feridos.
O Itamaraty emitiu nota lamentando as declarações de autoridades israelenses em favor de operações militares e da ocupação de parte do território libanês. Também expressou “grave preocupação” diante das exortações do governo israelense para que civis libaneses evacuem suas residências naquelas regiões.
“O Brasil renova o apelo às partes envolvidas para que cessem, imediatamente, os ataques, de forma a interromper a preocupante escalada de tensões, que ameaça conduzir a região a conflito de amplas proporções, com severo impacto negativo sobre populações civis”, diz a nota.
ASSISTÊNCIA
Segundo o governo, a embaixada do Brasil em Beirute continua prestando assistência e fornecendo as orientações devidas à comunidade brasileira, com a qual mantém contato permanente. O governo orienta a todos que estão no local do conflito a entrar em contato com o plantão consular do Itamaraty pelo número +55 (61) 98260-0610 (WhatsApp).
com informações das agências Brasil e Reuters
Compartilhe no WhatsApp
Comments