Para conter o avanço da dengue na Bahia, o governo estadual intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Já foram investidos mais de R$ 19 milhões em ações, além da adesão ao Dia D de mobilização nacional, que aconteceu no sábado (2).
Além de visitarem Ibipitanga para liderar operações de limpeza urbana, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, inspecionaram imóveis junto com agentes de combate às endemias e bombeiros militares e distribuíram materiais informativos.
Jerônimo Rodrigues lançou, oficialmente, a campanha estadual de combate à Dengue, anunciando a ampliação da frota de carros de fumacê, que totalizam 36 equipamentos disponíveis. Também foram distribuídos 3.685 kits para agentes de combate às endemias em 129 municípios que estão em estado de epidemia ou alerta, de um total de 11.750 adquiridos pelo governo estadual. Os kits restantes serão gradualmente entregues aos 288 municípios restantes.
Para Roberta Santana, o momento é de unir esforços. “Com cada um fazendo a sua parte, é possível conter o avanço da Dengue e evitar novas mortes. Os municípios devem intensificar a limpeza urbana e, quando necessário, o Estado autorizará o uso do fumacê, mas é fundamental que todos dediquem apenas 10 minutos do seu dia para cuidar da própria família. É um inimigo conhecido e em 75% dos casos ele está dentro de nossas casas. Limpe o quintal, ralos e calhas, não deixe água parada, tampe tonéis e caixas d’água, além de colocar areia nos vasos de plantas. Assim, você está protegendo sua família com essas medidas”, afirmou.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments