O presidente Lula (PT) assinou decreto, que foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta (13), antecipando o pagamento do abono anual a aposentados e pensionistas, conhecido como 13º Salário de beneficiários do INSS.
Segundo o texto, a primeira parcela do abono anual será paga na folha de abril e a segunda na folha de maio. Têm direito os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
“Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário”, diz a publicação.
Geralmente, o abono é concedido no segundo semestre de cada ano. Mas, nos últimos anos, o governo tem antecipado o pagamento para impulsionar a economia. Estima-se que cerca de 33 milhões de beneficiários sejam contemplados, garantindo aproximadamente R$ 66 bilhões na economia durante o primeiro semestre.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments