Reunidos nesta segunda (23), governadores de 24 estados e do Distrito Federal decidiram solicitar audiência com o presidente Jair Bolsonaro. “A tentativa é de diminuir a tensão entre os poderes”, disse o coordenador do Fórum de Governadores, Wellington Dias, do Piauí.
A reunião aconteceu três dias após o presidente pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na sexta (20), também, a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.
Outra decisão do Fórum foi fazer cartas para os chefes dos Poderes: Câmara dos Deputados, Senado Federal e STF. A ideia é marcar encontros separados visando diminuir a instabilidade política e avançar em pautas de interesse dos estados.
Wellington Dias afirmou que os governadores defenderam uma posição única na defesa da democracia, do respeito à Constituição e à lei. Isso para evitar que os investidores deixem o país.
“O objetivo é demonstrar a importância de o Brasil ter um ambiente de paz, um ambiente de serenidade, um ambiente em que possamos garantir nessa forma de valorização da democracia, da Constituição, da lei, mas, principalmente, criar um ambiente de confiança, que permita a atração de investimentos, a geração de emprego e renda”, afirmou.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments