DestaquesPolítica

Governadores discutem liberação de máscaras em março

0

O Fórum Nacional de Governadores está avaliando a possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras no país a partir de março. O grupo pediu uma análise técnica ao comitê científico que o assessora voluntariamente. No próximo dia 15 de março, uma reunião formulará um cronograma de transição de medidas restritivas relacionadas à Covid-19.

Coordenador do fórum e governador do Piauí, Wellington Dias falou ao Globo e confirmou que o grupo projeta que o Brasil alcance a marca de mais de 80% de vacinados com as duas doses contra a Covid-19 até o dia 20 de março. A partir disso, segundo ele, seria possível pensar em novas medidas, inclusive sobre o distanciamento social imposto pela doença.

“As máscaras podem ser o primeiro ponto a se modificar. Elas passariam a ser uma recomendação em vez da medida coercitiva que é hoje. Outra questão é a regra de distanciamento nas escolas, que impõe dificuldades por conta da capacidade de abrigar os alunos. Queremos discutir mudanças, mas com respaldo da ciência”, disse.

ESPECIALISTAS FALAM

Em entrevista publicada no GLOBO, nesta quarta (23), uma das maiores referências nos cuidados da Covid-19, o infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), falou sobre o assunto.

“O mês de fevereiro ainda vai ter muita transmissão, muita hospitalização, muito óbito. Em algum momento teremos que fazer a discussão sobre a flexibilização das máscaras, mas provavelmente isso será a partir do meio de março”, ponderou.

Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo afirma que não há problemas em se discutir medidas de flexibilização, “principalmente diante de uma queda considerável das internações no país”. Mas alerta que “será necessário verificar o cenário pós-carnaval antes de adotar qualquer nova regra”.

Compartilhe no WhatsApp

Câmara de Itabuna aprova reajustes para vereadores e servidores

Previous article

Jogadores brasileiros pedem ajuda para deixar a Ucrânia; assista

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *